domingo, 9 de dezembro de 2012

Tudo o que estava no Blog-Mecanismos de defesa



Numa época em que o Tempo está em grandes evoluções e presenciamos modificações corporais rápidas, por vezes não compreendidas, propus-me tratar este tema , bastante complexo, mas excitante, para que possamos conhecer um pouco mais o nosso potencial em defesas e conseguir reagir melhor às agressões correntes como neste momento se assiste à progressão de uma eventual pandemia de Gripe A (H1N1) .

Tentarei tornar este assunto, acessível e de fácil compreensão, já que o objectivo será o de colaborar oferecendo conhecimentos que nos ajudem então a perceber os diferentes mecanismos de resposta imunitária do nosso organismo e de todos os mamíferos, a uma agressão como a que está a ocorrer e como reagir oferecendo ao nosso corpo material adequado a uma resposta mais adequada.

Será o entendimento de cada um quem melhor falará neste contexto, mas se puder ainda assim ser útil em alguma sugestão ou elucidação, por favor não hesitem em me contactar.
Perante a Medicina Chinesa, e recordo o último trabalho, sobre Nutrição, as nossas defesas dependem quase que exclusivamente do que ingerimos ou seja da Nossa Alimentação, falamos do Wei Qi (trata-se do Qi limpo, proveniente da essência do alimento, portanto Qi material), ou do Zong Qi que nutre o coração e pulmão, ou ainda do Ying Qi (nutriente), estão directamente dependentes do Estômago, Fígado, Baço, Pâncreas e Rins , como no decorrer da leitura irão perceber porquê.
Todas estas energias flúem pelos vasos e meridianos, umas para o interior do corpo outros para a superfície (pele) para defesa dos factores agressivos externos.
A história evolutiva da Imunologia data de 400 milhões de anos, mantendo-se desde essa época um padrão básico e repetitivo das estruturas celulares e moleculares envolvidas, conservando-se uma sobreposição de modificações, ou seja, no processo evolutivo da espécie mantém-se o padrão das respostas de defesa ou Imunidade.


Os historiadores indicam Thucidides, em Atenas, durante o quinto século antes de Cristo, como o primeiro a relacionar a imunidade a uma infecção, que ele chamou de "peste" (mas que provavelmente não era a peste bubônica que conhecemos actualmente). O conceito de imunidade pode ter existido a muito mais tempo, conforme sugere o antigo hábito chinês de tornar as crianças resistentes à varíola fazendo-as inalar pós obtidos de lesões cutâneas provenientes de pacientes em recuperação dessa doença.
Historicamente, o primeiro exemplo claro de manipulação do sistema imune sob condições controladas, foi o da vacinação bem-sucedida contra a varíola( Variolação), por Edward Jenner. Esse médico inglês notou que as ordenhadoras que se recuperavam da varíola bovina jamais contraíam a mais grave varíola humana.


Com base nessa observação, ele injectou o material de uma pústula de varíolas no braço de um menino de 8 anos. Quando, mais tarde esse menino foi intencionalmente inoculado com varíola, a doença não se desenvolveu. O tratado de Jenner sobre vacinação (do latim vaccinus, das vacas) foi publicado em 1798.
Este levou a aceitação generalizada desse método para induzir imunidade contra doenças infecciosas, e a vacinação persiste como método mais eficaz para evitar infecções.


O sistema Imunitário inicia-se ao entendermos que todos os seres vivos necessitam de um “ mecanismo de reconhecimento “ entre o que é seu, SELF, ou o que é estranho, NOT SELF.
A nossa identidade, o Eu, depende como sabemos da nossa capacidade nata de reconhecermos o que nos agrada e o que não agrada, e assim durante a vida material vamos tendo alegrias perante o Self e tristezas e medos perante o que não gostamos Not Self, espiritualmente, estamos também envolvidos em sistemas idênticos, no Universo tudo também é similar, SELF e NOT SELF, e assim as reacções se dão, saúde/ doença, é o princípio da Homeostasia.
Quando dizemos EU SOU estamos a nos reconhecer perante o Todo, como parte integrante e portanto Self , não havendo lugar a resposta defensiva!
Também o nosso organismo está dotado universalmente de mecanismos de reacção perante o que não é bom e fabrica substâncias e elementos capazes de oferecer resistência à agressão.



Abordarei ainda as situações em que o organismo mesmo na sua boa intenção de criar resposta defensiva, o faz construindo moléculas que depois por sua vez as não reconhece como próprias, e reage a essas mesmas moléculas, criando uma resposta inoportuna que provocará doença “ Doenças Auto Imunes” como por exemplo a Artrite Reumatóide ou Fibromialgia, de que muito se fala, na actualidade.

Ao compreendermos a resposta de defesa, perceberemos que tudo passa por um processo de reconhecimento e posteriormente em fracções de tempo, a uma resposta, o processo inflamatório, seja por traumatismo, queda, picada de insecto ou pelo sol ou uma gastrite no estômago é sempre uma reacção de defesa, podemos dizer que o processo inflamatório é a reacção de defesa inata, de todas as células, sendo estas a mais pequena porção de matéria viva, então sempre que à uma agressão haverá uma reacção proporcional ou desproporcionada (choque anafilático), visando circunscrever os danos da referida agressão, seja ela onde for.


As células inicialmente propostas como primeira barreira de defesa são as células epiteliais, de revestimento, pele e mucosas, e depois as do sangue , Leucócitos , denominada de série branca (WBC ) que veremos com pormenor, estes celulas brancas do sangue, serão em maior ou menor quantidade, dependendo do que comemos, uma má alimentação pode levar a uma leucopénia (baixa de leucócitos e consequentemente a uma maior probabilidade de infecções / gripes / resfriados).


A pele e as secreções superficiais são assim, as primeiras barreiras de defesa , pertencentes aos Mecanismos de Imunidade Inata (congénita) a integridade e funcionalidade da pele, conferir-lhe-á maior ou menor resistência às agressões.
A epiderme é a camada externa a mais resistente, sendo escamosa e com pelos, já nas mucosas do aparelho respiratório estas células epiteliais de revestimento estarão humedecidas como convém e providas de “cílios” para literalmente varrerem toda a superfície, do lixo acumulado, muco e poeiras, alergénos (ácaros) células mortas e outras.





Já as mucosas intestinais não têm cílios mas têm pregas”vilosidades” que aumentam a superfície e capacidade de defesa,




No estômago não há nem cílios nem vilosidades porque a superfície celular é adaptada a meio muito ácido, que destroem todos os agentes agressores, como por exemplo bactérias, estas 
 células da camada mucosa do estômago são especializadas na defesa em meio ácido, muitas das vezes sacrificam-se ao ácido para defesa, chama-se primeira camada de defesa e o seu
 Turno ver ( renovação / reprodução) é super acelerado, mas dependem também da integridade doe capacidade de produção de Muco , e de Bicarbonato, substâncias excretadas por outras células epiteliais especializadas nesse produção, estas células ficam por sua vez inibidas por faltarem os estímulos à sua produção quando tomamos

Anti inflamatórios não esteroides, estes inibem as prostaglandinas do processo inflamatório algures mas também as inibem no estômago deixando as células de muco e de bicarbonato sem capacidade de funcionamento. As células da superfície mucosa vão morrendo descamando por não terem a ajuda do muco e do bicarbonato (neutralizante do ácido clorídrico HCL), chegando até à camada mais profunda onde se encontram os vasos sanguíneos e deixando-os expostos à acção do ácido e rompendo-os, provocando inicialmente pequenas hemorragias locais e microscópica, chamadas de petéquias que,como são silenciosas, não causam ainda dor, ou se causam são suportáveis, parecendo apenas desconforto, mas levam-nos a um cansaço que será proveniente de uma Anemia, ou seja perda de glóbulos vermelhos silenciosamente e continuadamente, depois mais profusas, as hemorragias.


Temos no início a Gastrite (erosão), depois a Úlcera e por fim a Úlcera perfurada.




Na pele temos como agentes protetores, as secreções sebáceas, o suor, que contêm ácidos gordos com propriedades anti microbianas e fungicidas, como ác.láctico, aminoácidos, ácido úrico, amónia que conferem à pele exterior um pH ácido em torno dos 5,5 que é microbicida. Podemos por curiosidae perceber que nas regiões plantares dos pés não têm glândulas sebáceas ficando em parte explicado a sua vulnerabilidade às infeções ou infestações fúngicas ou microbianas, mãos e pés têm então os chamados Intervalos Alcalinos “ daí que a forma de se lavarem as mãos é crucial em fases como a que vivemos de pandemias gripais, cobrimos a boca ao tossir mas o vírus fica lá porque o meio é alcalino.

Também devemos realçar recordando, a necessidae de ingerir muita água, para manter-mos a pele devidamente hidratada, com a sua plena funcionalidade, doutro modo a pele ressequida, terá brechas deixando penetrar os microorganismos nocivos.
Podemos também perceber porque é que os locais de grandes taxas de fluxos de secreções como sejam os do Tracto Urinário, biliar, e respiratório inferior são geralmente estéreis, em contraste com os de menor actividade secretacional como oro faringe e intestino grosso, este como se recordarão da leitura anterior responsável por cerca de 80% da respostas imunológicas.


Resumidamente:

Defesas de Superfície: pele, membranas mucosas, defesas dos tecidos [conjunto de células adaptadas a realizar uma função, como o sangue por exemplo em que os eosinófilos matam parasitas] e influências gerais, como fatores nutricionais, endócrinos e metabólicos, idade e genética.

Entendendo os personagens e mecanismos:

Sugiro, seguir o mapa da hematopoiese (abaixo), nesta abordagem inicial de apresentação dos elementos que participam ativamente e decisivamente em todos os processos de defesa, inflamatórios, imunológicos ou infeciosos.



O organismo é dotado de células e especializadas em defesa , de substâncias por elas produzidas e por outras, como hormonas e mediadores quimicos, moléculas que ajudam a completar os processos de inactivação, os "complementos", os anticorpos e uma imensidão de outras... ficaremos pelo essencial.
O sangue é um tecido ( conjunto de células especializadas), as céluas brancas chamadas de leucócitos , as vermelhas denominados de eritrócitos, que são carregados de hemoglobina (Fe) para transporte de Oxigénio ou de Óxido de Carbono, conforme o ciclo, venoso( da celula para o exterior) ou arterial do alvéolo para o interior (células), as plaquetas, e a parte liquida o Plasma.

Todas estes constituintes têm origem, nascem na medula óssea, inicialmente de forma indiferenciada, são germinativas pluripotênciais iniciando o seu processo de diferenciação e especialização como" Progenitoras", Linfóide que irão dar os Linfócitos, as Mielóides , que irão se subdividir em Granulócitos e Monócitos, os Granulócitos por sua vez, irão ser os Basófilos (de forma simplificada diremos que libertam

Histamina e Heparina estando presentes na fase inicial dos processos inflamatórios anafiláticos"choque"),


Eosinófilos ( participam nos processos de defesa contra parasitas, matando-os), Neutrófilos ( estão presentes nos estadios iniciais da inflamação e são microbiciais" bactericidas" Para podermos ter uma ideia da grandiosidade deste sistema e a propósito só dos neutrófilos, diremos que diáriamnete são produzidos cerca de 1.6x1o elevado a nona!!), e os Monócitos são os famosos macrofagos! os que limpam tudo... progenitoras Eritróides que darão os Eritrócitos, e progenitoras de Plaquetas; São ainda fabricadas as substâncias intrinsecas ao seu desenvolvimento e actividade, como factores de coagulação, hormônios de crescimento, quimiotáxicos etc.

Os Linfócitos dividem-se em Linfócitos T e Linfócitos B estes denominadas de Plasmócitos que têm com função, em algumas situações o reconhecimento do alergénio / antígeno ( toda a molécula capaz de ser reconhecida como not self e que gera uma reação de defesa) e produzem os anticorpos, os complementos e imunoglobulinas.

Os Linfócitos T são diferenciados e muito importantes , não mais nem menos mas são decisivos no processo imunitário e de defesa em geral, são subdivididos em T adjuvante ou T Helper, T Memory ( capacidade de guardar em memória o registo completo do antigénio) o T supressor ( que dá ordens para que o processo pare) T killer que elimina /mata quem estiver marcado como anti corpos ou complementos e o Natural Killer( como o próprio nome dá a entender, é o profissional, elimina Tudo, células agressoras ou boas , não importa , é para limpar, vai tudo...) são as que mais se produzem em infecções virais e no cancro.

Estes Linfócitos T têm a capacidade de produzir substâncias capazes de inibir ou destruir o crescimento dos antigenos / virus ou bactérias denominadas de Citoquinas, Interleucina e o Interferom que todos conhecemos.

Dentro desta complexidade percebemos que o sangue contém os Leucócitos e estes diferenciam-se nas células descritas, assim entendemos o que uma Leucópenia( baixa do nº de Leucócitos )poderá acarretar em termos de defesa, e a alimentação e a água são decisivos nesta formação.

Todas as células sanguíneas, nascem e necessitam de amadurecer para poderem entra eficazmente em ação , esta maturação faz-se no Baço e no Timo ( aqui preferncialmente os Linfócitos T), que pode afirmar que o Baço não é importante, ainda armazena constituintes de células mortas para que outras as usem, recicla, é na M.Chinesa um dos Senhores da Imunidade juntamente com o Rim, estou a recordar o que dissemos no inicio, a boa funcionalidade dos Rins, do Fígado, do baço terão repercussões imediatas no nosso sistema Imunitário, na fabricação da Energia Vital.

Complementarmente devemos falar dos gânglios linfáticos , e do sistema linfático, posso de forma simples pensar em pequenos aquartelamentos, situados estratégicamente por todo o corpo,na rectaguarda, onde estão concentrados grupos de células T e B , e todos os outros elementos, prontos a entrar em acção, daí percebermos os inchaços nas axilas , na garganta, área inguinal , quando estamos perante um resfriado ou outra agressão qualquer, é aqui neste chamado Sistema Reticulo Endotelial que se concentram e amadurecem rápidamente os intervenientes nas defesas.

Os vasos linfáticos ,recolhem o fluído interticial das periferias e transportam os Linfócitos e matérias estranhas para os Nódulos Linfáticos de drenagem, dando assim início a uma resposta imunitária complementar.

Também partem dos gânglios e transportam os linfócitos em recirculação para as veias do pescoço,permitindo a sua entrada na circulação sanguínea, deixam por sua vez o sangue através de capilares e de outros vasos esopecializados neste transporte nos ganglios e no baço,(vide figura)Este processo dinâmico possibilita o recrutamento de mais linfócitos sempre que necessário como por exemplo nos casos de exposição aos Rx que os matam , havendo então necessidade de um aporte rápido.
O mesmo se disse na abordagem da nutrição quando falámos por exemplo em que para a Med.Chinesa os Pulmões (metal) colaboram com o intestino grosso na limpesa de matériais que este não consegue eliminar, usa pportanto este circuíto linfático, daí que muitas vezes as expectorações abundantes têm a ver com intestinos sujos ou preguiçosos.
É aqui que vale lembrar a grande eficácia da Podo Reflexologia também.
Abaixo, no final, proponho-me exemplificar um esquema podo reflexológico para estimular a imunidade

É oportuno agora falarmos e percebermos que um mecanismo de defesa é complexo e tem sempre como resposta uma reacção Inflamatória ( mas nas medicinas, convém lembrar o ditado dos meus mestres, " nem nunca nem sempre "), que por si só é também um processo de defesa inato a todos os seres vivos, e que abaixo propuz-me exemplificar pela montagem fotográfica.


Acho importante dizer que um processo inflamatório, não conduz a uma reacção imunitária em separado, tudo é um conjunto que actua simultâneamente com maior enfase para este ou para aquele processo, poderemos ter uma alergia (imunidade) oriunda de um estimulo mecânico que gerou uma inflamação e por aí..., o que é facto é que geralmente o processo inflamatório está sempre presente, mesmo nas infecções onde os agentes serão microorganismos "bactérias", o organismo tentará sempre circunscrever esta infecção evitando a sua disseminação pelo corpo todo, já o inverso poderá ocorrer ou seja uma inflamação sem infecção , porque o nosso meio está livre de bactérias.

Vimos assim a diferença entre Infecção e Inflamação, falaremos mais da Inflamação porque está sempre presente.

Vamos tentar seguir o processo pelo desenho e escrevendo na forma de script:



Outono ou Primavera, muito polen, muitos insectos, e serviços de carpintaria, portanto a possibilidade de termos agressores como o quimico venenoso de uma picada de insecto, uma pancada no dedo com o martelo, ou a inspiraço dos temíveis polens, ou ainda, permitam-me o cigarrito.....

E qualquer destes agentes chamaremos de antigénios ou alergénios, ou estímulos nocivos,entram em contacto com as estruturas do organismo, pele, mucosas ( pulmão, nariz, boca...) , dedo(pancada) e provocam lesão ou irritação no local, isto porque quando matam células, por exemplo na pancada, estas libertam substâncias como a Necrosina e Leucotaxina, espécie de isco para atrair os leucócitos mais precisamente os macrofagos-monócitos, e os linfócitos, todos chegam para nos defender da agressão, e limpar o local.

Os Linfócitos B, Plasmócitos começam a fabricar anticorpos para neutralizar eventuais arestas do polen ou do virus ou do que for, os Linfócitos T começãm o reconhecimento, fabrico de substância s que irão liquidar o agressor e outros farão o registo do perfil do criminoso para futuras respostas mais rápidas função do T memory.

Os anticorpos neutralizam o agressor bem como as substâncias usadas (Interferom, Citoquinas, imunoglobulinas...) e estes compostos são então fagocitados pelo Monócito ou depositam-se nas menbranas celulares do tecido adjacente ou à distância, pois pensamos estamos dentro da corrente sanguínea e alguns passaram para mais longe, por exemplo chegara ao Rim e termos aí uma inflamação, pois quando estas moléculas, "Antigeno+anticorpo+substâncias agarradas , pousasm nos receptores celulares, estes não aguentam o peso, quebram e deixam saír as substâncias que fabricam para o efeito, Histamina, Heparimna, Prostaglandinas e outras... tudo natural.

São estas substâncias , assim chamadas de Mediadores Quimicos que irão provocar uma vasodilatação por relaxamento das fibras musculares das veias / venulas (pequeninas), fazendo que o sangue diminua a sua velocidade e parando aglutinam-se, o que por aumento de quantidades acabam alguns leucócitos saindo para o espaço extracelular e o plasma também dando origem a um edema(inchaço que ao precionar as terminações nervosas provoca Dor.

A paragem de sangue - Estase - porporciona aumento da temperatura no local, e também devido a saída de substâncias termogénica ( geradoras de febre ), e calor, assim caracterizada a inflamação: Edema, Calor, Rubor e Dor.


Nos Bronquios a acção destes mediadores como por exemplo a histamina , provocaraá contracção da musculatura lisa, dificultando a saída de ar , por ser passiva, estaremos perante um episódio de Bronquite ou de Asma.

Percebemos que estas reações podem ocorrer no nariz e teremos as rinites, espirros, na garganta como faringites, amigalites e traqueítes, no estômago como gastrites, nos rins com nefrites, nas articulações com processos reumáticos, tendinites e muitas outas....


Quando os anticorpos produzidos forem exagerados e ficarem em circulação por muito tempo, ( distúrbios metabólicos como por exemplo Stress continuado ) o organismo acaba reconhecendo-os como estranhos e começa a fabricar anti-Anticorpos, e estaremos perante o início de uma doença Auto Imune que pode ter como alvo a Pele (LUPUS), o Tecido Conjuntivo (Fibromialgia ou Sindrome de Sjogren) ou nas articulações ou tecido ósseo ( Artrite Reumatóide), dependendo do tecido em que a deposição dos complexos antianticorpos for maior!


Todos estes mecanismos são naturais e esperados, por vezes a resposta é exacerbada, fala-se em hiperreactividade, como existem memórias e muitas das alergias têm uma componente genética, as respostas por vezes são súbitas e logo no 1º contágio, devemos é perceber como SOMOS , o que podemos esperar e agir preventivamente, fazendo diminuir a carga da resposta e evitar assim as hiper respostas .


Na maioria das vezes e doenças, o processo é natiural mas Nós é que não, contrariamos o que é harmonioso, agredimo-nos pelo stress, pela má alimentação, submetemos ao frio ou ao calor partes do nosso corpo super sensiveis como seja por exemplo a região lombar (Rins ) sentando-os em superfícies frias, ingerindo bebidas excessivamente frias , não tendo períodos de descanso adequados, não dormindo adequadamente e por qualquer dor ou inflamação aceitamos tomar medicamentos como AINES(anti inflamatórios não esteróides) cujo mecanismo de acção é o de contrariar o processo de defesa natural, inibindo as substâncias como Prostaglandinas, Leucotrienos, ciclo oxigenases e outras... que são absolutamente necessárias em outros locais orgânicos como no caso das prostaglandinas , são necessárias como agentes vasoactivos protectores no estômago, no útero, ovários ... no estomâgo já vimos no início que as suas defesas dependem do muco e do bicarbonato e do melhor afluxo de sngue para alimentar o turn over celular da 1ª camada que se sacrificam ao ácido cloridico, pois são precisamente as prostaglandinas que exercem esse papel e são elas que os AINES inibem no seu mecanismo de acção potente, ficamos sem dores é certo mas , podemos silenciosamente desenvolver pequenas hemorragias que como já disse podem passar por simples desconforto, quando a dor é insuportável e se fazem endóscopias já existe uma úlcera no estômago ou no duodeno.


A maioria dos analgésicos e antipiréticos (para a febre) aspirinas e outros antiinflamatórios têm acção a nível central , no SNC, hipótalamo, para aumentar o limiar de sensibilidade dolorosa , sim entendemos bem, não é tirar a dor , é sim aumentar a capacidade de aceitar a dor pou seja elevar o nível de sensibilidde!!! podemos perceber a confusão que se pode criar a nivel centaral, Hipófise etc.

Adequadamente e por qualquer dor ou inflamação aceitamos tomar medicamentos como AINES(anti inflamatórios não esteróides) cujo mecanismo de ação é o de contrariar o processo de defesa natural, inibindo as substâncias como Prostaglandinas, Leucotrienos, ciclo oxigenases e outras... que são absolutamente necessárias em outros locais orgânicos como no caso das prostaglandinas , são necessárias como agentes vasoactivos protectores no estômago, no útero, ovários ... no estomâgo já vimos no início que as suas defesas dependem do muco e do bicarbonato e do melhor afluxo de sngue para alimentar o turn over celular da 1ª camada que se sacrificam ao ácido cloridico, pois são precisamente as prostaglandinas que exercem esse papel e são elas que os AINES inibem no seu mecanismo de acção potente, ficamos sem dores é certo mas , podemos silenciosamente desenvolver pequenas hemorragias que como já disse podem passar por simples desconforto, quando a dor é insuportável e se fazem endóscopias já existe uma úlcera no estômago ou no duodeno.


Somos nós que nos maltratamos, não conseguimos o equilibrio, a Homeostasia e mais uma vez , teremos que pensar nas medicinas alternativas para o nosso bem estar, como a Terapia Holística e a Podo-Reflexologia( claro, o que faço com Alma).


Ao lado desenhei um esquema simples , com alguns exemplos de toque , em que podemos estimular todos os orgão envolvidos directa ou inderectamente nos Mecanismos de Imunidade, Alguns...
Estão assinalados o circuito básico das Supra Renais, Rins, Ureteres, Bexiga, Hipófise, Nódulos Linfáticos, Amigdalas,Baço,Timo, Figado e Vesicula Biliar e Intestinos,...


Referências bibliográficas deste trabalho:
Saberes de Jorge Pestana.
Manuais de saéde e enfermagem, "IMUNOLOGIA" Dr.D.M.Weir (publicações Europa América).
Fundamentos essenciais de Acupuntura Chinesa ( Icone editora)


Publicada por Reflexologia Podal - A Voz da Alma em 22:03 0 comentários

Etiquetas: basófilos, Brônquios, Eosinófilos, Gripe, leucócitos, Linfócitos, Not Self, Qi limpo, resfriado, Resposta defensiva, Self, Wei Qi, Zong Qi
Quinta-feira, 18 de Junho de 2009
Mal (Má) Nutrição.


Sem comentários:

Enviar um comentário