sábado, 22 de dezembro de 2012

Intestinos, sua funcionalidade e importância!



Quinta-feira, 7 de Maio de 2009



Como é sobejamente sabido os intestinos fazem parte do Aparelho Digestivo (boca, faringe, esófago, estômago, intestinos, e ânus), são anatómica e fisiologicamente divididos em Intestino Delgado e Grosso
A primeira porção do Intestino Delgado é conhecido por Duodeno, logo a seguir ao estômago e a este ligado pelo piloro (por alguns autores reconhecido como esfíncter e por outros discutivelmente contrários ao facto de que o piloro seja um esfíncter), e as outras partes denominadas de Jejuno e Ileon, conecta-se com o Intestino grosso pela válvula Ileo Cecal.
 
 
O Intestino Grosso tem descritas anatomicamente 3 porções, Cólon Ascendente, Transverso e Descendente, terminando pelo recto, ampola sigmóide e ânus.
O ênfase maior nesta abordagem será sado ao intestino grosso, sua funcionalidade e algumas curiosidades que julgo importantes dar a conhecer àqueles que eventualmente ainda não o saibam.



Esta abordagem não pretende ser senão apenas um pequeno resumo e apontamento de curiosidades que estimulem a nossa reflexão sobre factos e factores determinantes de eventuais patologias e morbilidade pela má alimentação e descuido num por um dos principais órgãos do nosso aparelho digestivo o"Intestino Grosso "

 
Os Intestinos são Vísceras e como tal para a Medicina Chinesa, designadas de " FU ", Teoria Zang-Fu

O Intestino Delgado está intimamente, energeticamente associado ao coração pelo seu Meridiano e a sua principal função é receber e armazenar temporariamente alimentos parcialmente digeridos no estômago.
O Intestino Grosso, tem estreita sinergia energética e funcional, com o Pulmão com o qual o seu meridiano se conecta.
O Intestino delgado corresponde ao elemento Fogo tal como o Coração e o Int. Grosso ao elemento Metal tal como o Pulmão







As principais funções do intestino grosso?

• Eliminação das fezes;
• Reabsorção de água e nutrientes.
Os intestinos são constituídos de válvulas coniventes (ondulações semelhantes a um leque), vilosidades (projeções semelhantes finos dedos) e microvilosidades (semelhante a borda-em–escova, 1000 microvilosidades) que aumentam mil vezes a área de absorção da mucosa intestinal (área total de 250m2), mas esta combinação de pregas, projecções e microvilosidades também constituem áreas de aderência do bolo fecal, e diferente do que pensamos, não são limpas automaticamente.
A aderência do bolo fecal nas paredes dos intestinos com o conseqüente ressecamento “ Fecalomas “e o acumulo de gases e muco acaba impedindo o movimento natural dos intestinos.
Compreende-se assim que para que haja uma eficaz e  funcionalidade dos intestinos neste aspecto “ Reabsorção de água e nutrientes, haja a necessidade de um intestino limpo e. lubrificado e integro , o que com a maioria de nós não acontece por irregularidades alimentares na qualidade , quantidade e frequência das refeições.
Um Intestino ressecado , com massas aderentes nas suas paredes , não consegue reabsorve água limpa, nem produzir os harmónios de sua responsabilidade, “ abordaremos mais tarde os aspectos nocivos desta falta de limpeza e consequentes patologias associadas”. Iremos tentar perceber o porquê de tanto muco nos pulmões e tosse constante, bem, como as famosas enxaquecas…

Para preservação da funcionalidade intestinal

Como medida preventiva de limpeza, basta a ingestão de um copo de água morna, com 5 a 8 gotas de limão em jejum…

Esta simples higiene diária será sinónima de vitalidade a
todos os níveis: cerebral, humoral, imunitário etc.…

• Contribui com o sistema imunológico (80%). Em termos de células como por exemplo, de linfócitos, o sistema imunológico do intestino é o mais importante do organismo e produz certas substâncias que regulam as reacções imunológicas.

• Hospeda a flora microbiana que exerce várias funções importantes. Essas bactérias digerem uma parte da celulose, sintetizam vitaminas (complexo B e K) ; e destroem micróbios e bactérias patogénicas.
• O intestino ainda serve de barreira entre o exterior e o interior do organismo. A integridade dessa barreira é essencial para que a flora intestinal seja equilibrada. O intestino também produz a secreção de muco e substâncias capazes de melhorar esse efeito barreira. 100 trilhões de bactérias mais de 400 espécies diferentes, Natureza saprófita e patogênica, vivem num delicado balanço

• Limitar o papel do intestino à digestão seria reduzir consideravelmente a importância desse órgão.
Ele é dotado de um sistema nervoso constituído por 100 milhões de neurónios (tanto quanto a medula espinal), que elaboram cerca de vinte neurotransmissores, entre os quais a serotonina, reguladora do humor, que influi nos distúrbios depressivos. Os cientistas falam hoje do intestino como o "segundo cérebro" do corpo humano, capaz de enviar sinais ao cérebro.
O intestino passou a ser reconhecido como um ''órgão inteligente por sua capacidade de selecionar entre o que comemos, o que nos é ou não útil, e por ser o único órgão do corpo humano capaz de executar funções independentemente do Sistema Nervoso Central.


A limpeza Intestinal e prevenção de integridade funcional

Se não se evacuar com um frequência diária podem-se a acumular de mais de 3 ou 4 quilos de matérias não eliminadas. Assim, os detritos que deveriam ser eliminados permanecem no intestino grosso durante muito tempo e acabam sendo fermentados e ressacadas obstruído e prejudicando o natural trânsito intestinal, retendo mais e mais matéria, e consequentemente também a reabsorção de água fica prejudicada bem como a funcionalidade pulmonar, entramos em circuito viciado. Neste processo, produzem-se materiais tóxicos que serão novamente absorvidos pelo organismo, (até pela via Linfática) produzindo uma "auto-intoxicação" ou também chamada toxémia. Dentre estas toxinas destacam-se a Cadaverina(Cadaverina: 1,5-diaminopentano), Putrescina e a Amônia.
Ambas ocorrem juntas, como produtos de decomposição de tecidos animais.
A cadaverina (ou 1,5-diaminopentano; ou pentametilenediamina ou pentano-1,5-diamina) é uma amina (fórmula química C5H14N2) é uma molécula produzida pela hidrólise proteica durante a putrefacção de tecidos orgânicos de corpos em decomposição. A cadaverina é um dos principais elementos responsáveis pelo odor nauseabundo dos cadáveres.
Esta diamina não está, todavia, relacionada apenas com a putrefacção, sendo também produzida em pequenas quantidades pelos seres vivos animais e vegetais. É parcialmente responsável também pelo odor característico do sémen e das infecções vaginais.
A Putrescina é uma molécula orgânica com a fórmula NH2 (CH2) 4NH2 (1,4-diaminobutano ou butanodiamina) que se forma na carne podre e a esta dá um odor característico.
Está relacionada com a cadaverina, ambas formam
-se pela decomposição dos aminoácidos em organismos vivos e mortos.
Estas toxinas produzidas pelas putrefacções intestinais alcançam pela via sanguínea os órgãos vizinhos, intoxicando-os e degenerando-os, podendo contribuir para o aparecimento de problemas como: obesidade, fadiga, enxaquecas, celulites, alergias, problemas de pele e unhas, baixa das funções imunológicas, depressão, e outros....
Existe também uma correlação muito significativa entre a frequência crescente do câncer do cólon nas pessoas que tem os intestinos presos devido à alimentação pobre em fibras.

Funcionamento intestinal e obesidade:

Outros dos quarenta os hormonios secretados pelo eixo cérebro intestinal são a colecistoquina que juntamente com a leptina, polipeptídio Y, são poderosos agentes de saciedade (fome), consequentemente capazes de bloquear a fome e assim evitar a obesidade. A leptina ( do grego leptos = magro) é uma proteína secretada por adipócitos e que age no sistema nervoso central (SNC) promovendo menor ingestão alimentar e incrementando o metabolismo energético, além de afectar eixo hipotalâmico-hipofisário e regular mecanismos neuroendócrinos), é responsável pela inibição natural do apetite, promovendo menor ingestão alimentar e incrementando o metabolismo energético e regulando o metabolismo de glicose e de gorduras. A leptina também é formada no epitélio intestinal, isto poderia explicar porque as mulheres com problemas intestinais e diminuição da leptina, têm propensão ao ganho de peso. Vale lembrar que o uso de constante de fibras solúveis e insolúveis, auxiliam os movimentos peristálticos, promovendo aumento do bolo fecal e mais evacuações. Portanto uma reeducação alimentar, maior consumo de água, e actividade física, com certeza favorecem um bom funcionamento intestinal e consequente qualidade de vida.

Então a limpeza dos intestinos é Obrigatória, pensando em prevenção e saúde!
Efeitos da prática:

• Frescura do hálito, sono tranquilo e transpiração inodora;
• Dissipa a constipação intestinal;
• Alivia a indigestão, gases e acidez estomacal;
• Remove o excesso de muco aliviando a asma, sinusite, alergias e resfriado;
• Alivia os sintomas de artrite e doenças inflamatórias;
• Fortalece o sistema imunológico;
• Ajuda na assimilação correta do alimento e combate a obesidade.
• Ajuda no rejuvenescimento, limpa a pele e dá brilho e vitalidade aos cabelos e pele;
• Ajuda a combater enxaquecas, fadiga crónica, stress, celulite e outros males advindos da intoxicação intestinal;
• Auxilia na cura da fibromialgia, psoríase;
• É utilizado na cura da diabete, hipoglicemia, obesidade e colesterol elevado;
• Estimula o fígado e glândulas anexas do tubo digestivo;
• Ajuda valiosa no combate a depressão, melhora o humor e o estado mental;
• Os efeitos psíquicos são muitos e ligados aos chacras Muladhara e Svadhisthana.
• Muladhara: ajuda a pessoa a desapegar-se e lidar melhor com os medos e perdas.
• Svadhisthana: ajuda a trabalhar a repressão sexual e combate doenças e irregularidades do aparelho de reprodução e urinário (infeção, pedras nos rins).
• É uma técnica de prevenção ao câncer intestinal;
• Ajuda valiosa na cura da síndrome do cólon irritável e colites.
• Estimula o peristaltismo intestinal (movimento de contração do intestino);
• Expulsão de vermes e parasitas indesejáveis;
• Ajuda a curar Infeção parasitária;
• No cólon intestinal existem áreas reflexas que ao ser estimuladas produzem melhoras nos casos de enxaquecas, amigdalites, cistites...
 

Para consulta( interessante e didático)
http://www.cori.unicamp.br/foruns/agro/evento3/Maugeri.ppt
Publicada por Reflexologia Podal - A Voz da Alma em 15:39 0 comentários
Etiquetas: Amônia, Cadaverina, Microvilosidades, Obesidade, Putescina, Serotonina, Sistema Imunológico

Sem comentários:

Enviar um comentário