sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Cancro e Prevenção



Existe um cancro adormecido em Todos Nós ! Já nascemos com códigos e células que se apresentam como que com defeito!. Como o nosso corpo tem mecanismos próprios e muito potentes de defesa, em condições ditas naturais “ Estado Hígido “, elas estão sempre controladas, há no entanto um dia em que podem ser estimuladas e crescerem de tal forma que se apoderam de um determinado Território, tecido, órgão, etc. nascendo assim um Tumor.

No Ocidente as estimativas são de que um em cada quatro pessoas morrerá de Cancro, Assustador! Mas 3 em cada 4, não morrerão; elas terão a sorte de que com os seus mecanismos de defesa e não Só, (adiante abordaremos mais detalhadamente estes outros fatores), entraram eficazmente em ação e detiveram a doença acabando por vir a falecer por outras causas que não de Cancro.

Todos temos um Organismo concebido para sermos saudáveis e felizes, este tem mecanismos de defesa poderosíssimos e naturais SELF ”, A nossa Imunidade. Cabe a cada um de nós usar corretamente estas potentes defesas que temos, cuidando de prevenir o desgaste ou anulação dos mesmos por diversas formas de estar!
O nosso estilo de vida irá decerto determinar o aparecimento mais ou menos precoce, ou não, do Cancro.



Por exemplo, na Ásia os cancros de cólon, mama e próstata, são entre 7 a 60 vezes menos frequentes que no ocidente, o que faz alterar esta estatística é o Estilo De Vida, a Alimentação e o uso milenar de substâncias Naturalmente Anti cancerosas.
Entretanto estudos demonstram que se estes asiáticos, por exemplo o estudo feito com um grupo de Japoneses que vieram para o ocidente, à terceira geração, apresentavam os mesmos índices de incidência de cancros semelhantes à nossa, o que mudou? O estilo de vida, a alimentação e perda cultural de uso das ditas substâncias.


 Há algo no nosso comportamento e forma de estar, que nos enfraquece e torna-nos mais vulneráveis.

Um cancro começa sempre pelo disparo “ gatilho” de um ou vários Processos Inflamatórios , Sim é Verdade!
Quantos mais processos inflamatórios, mantidos maior a probabilidade de estimular e Despertar a dita Célula Defeituosa.

O nosso Sistema Imunológico é fundamentalmente assente npo grupo sanguíneo da Série branca, os Leucócitos, mais precisamente na Série Linfócitária,  sugiro a  quem mais interesse tiver de ler o artigo que postei sobre Inflamação e Imunidade 

https://draft.blogger.com/blogger.g?blogID=1930367661356154908#editor/target=post;postID=160024069532944324;onPublishedMenu=posts;onClosedMenu=posts;postNum=13;src=postname

Quando um cancro é “despertado” todo o organismo entra em combate em batalha acirrada num Jogo de vida ou Morte.

As células defeituosas agora cancerosas, atuam como verdadeiros mercenários armados que vagueiam por todo o nosso organismo.
m “genes”, especiais que tal como os guerrilheiros , escapam aos mecanismos de controlo dos tecidos saudáveis . Estes códigos “ genes “ dão-lhes Imortalidade, ignorando completamente e inteligentemente as ordens dadas pelos seus vizinhos(células/tecidos) que alarmadas com o seeu crescimento acelerado, lhes ordenam que parem de crescer e de se multiplicarem, Qual Quê!?, pelo contrário, criam uma Inflamação local que estimula ainda mais o crescimento canceroso invadindo Todos os territórios adjacentes.

Apropriam-se dos vasos sanguíneos destes tecidos obrigando-os a proliferarem (é a “Angiogénese”), para lhes fornecer mais oxigénio e nutrientes necessários ao seu crescimento, até se tornarem um verdadeiro Tumor agora já bem visível.










Tal processo pode não acontecer quando a Nossa Imunidade é forte e se mobiliza para fazer frente.

- Quando o nosso organismo é saudável e se recusa a criar a Inflamação sem a qual não conseguem se desenvolver e iniciar a Invasão de novos territórios.

- Quando os nossos vasos sanguíneos se recusarem a reproduzir-se por si ou por outro motivo
(como por exemplo, substâncias que possam bloquear o processo angiogénico), e não forneçam os nutrientes necessários para o seu crescimento.
- Se todos estes mecanismos forem vencidos então teremos um cancro e aí só realmente métodos exógenos mais agressivos como a Quimioterapia e ou Radioterapia podem fazer a diferença.
No entanto os três pontos acima enunciados dependem do nosso modo de encarar a vida, a utilização de uma alimentação adequada, protegermo-nos dos desequilíbrios do meio ambiente que desde 1940 desenvolveram e impulsionaram a Epidemia Oncológica, poder intimamente reconhecer as feridas psicológicas, que alimentam os mecanismos de falha imunológica permitindo a instalação de quadros de imunodeficiência ou de imunodepressão, que alimentam os mecanismos biológicos do aparecimento e desenvolvimento do cancro, como gatilhos das tais células defeituosas e sem defesas apropriadas, criar um relacionamento com o nosso corpo mais adequado e que possa estimular o sistema Imunitário e reduzem os processos inflamatórios causadores principais do aparecimento do cancro.

Falando em alimentação nas teses oncológicas já se sabe perfeitamente que existem alimentos chamados de Promotores ( contribuem para o crescimento do cancro) e os Anti-Promotores que fazem abrandar, e na balança o cancro ganha, quando os Promotores são em maior quantidade do que os Anti-Promotores. Os Açucares refinados por exemplo , aumentam a IGF ( Insulin Grow Factor)
ou Somatedina, cujo papel consiste em estimular o desenvolvimento de células, um tipo de hormona usada para que as vacas produzam mais leite, esta IGF, molécula estimulada pela insulina, promove a inflamação sendo um bom alimento para a célula tumural. 

Picos de Insulina x IGF, estimulam diretamente o desenvolvimento das células cancerosas como facilitam a invasão destas para os tecidos.



Fica portanto perfeitamente entendido que o recomendável é não ingerir Açucares Refinados, Farinhas Refinadas, evitando-se assim os referidos aumentos bruscos da Insulina e IGF.
Já está por exemplo provado, que basta aos adolescentes com Acne, pararem de usar estes açucares e farinhas, que o acne desaparece.
 
 









Outro exemplo, que é por todos nós tolerado e aceite com alguma naturalidade, são os xaropes de milho ou de outros cereais?!!... parece inofensivo porque ouvimos e entendemos que “ milho” = natural, mas é precisamente o contrário, o nosso organismo não sabe lidar com esse açúcar, deixa de poder ser tratado pela insulina que produzimos e portanto não é metabolizável, tornando-se um elemento Not Self e portanto Tóxico, que irá circular no nosso organismo, sabendo que todos os produtos tóxicos irão parar à linfa e consequentemente ao canal Toráxico e Cisterna do Quilo entupido e criando inchaços e processos inflamatórios…À frente abordarei melhor este processo que pode originar os Linfedemas.

...
CONTINUAÇÃO EM BREVE...
Fontes de consulta:
Saberes de Jorge Pestana
Dr. David Servan-Schreiber.
Andreas Moritz " Cancro Não é Uma Doença".
Drª. Maria Manuela Silvestre e Dr. Fernando Lidon, " Princípios de Alimantação e Nutrição Humana.



Sem comentários:

Enviar um comentário